Perguntas frequentes

Pessoas com problemas respiratórios podem utilizar inseticidas /repelentes?
R: É recomendável que procure seu médico ou especialista antes de utilizar quaisquer inseticidas/repelentes.

Existe algum inseticida para matar traças, cupim, piolho?
R: Não existe nenhum produto da linha Mortein com essa finalidade.

Posso permanecer no local, após a aplicação dos inseticidas em aerossol?
R: Embora os produtos tenham baixa toxicidade, recomenda-se que após a aplicação aguarde-se um tempo de 20 minutos para retornar ao ambiente. O tempo pode variar conforme o produto, leia as instruções no rótulo do produto.

Os inseticidas em aerossol podem ser aplicados em armários e guarda-roupas?
R: Sim, desde que estejam vazios. Não aplique sobre roupas, alimentos, utensílios de cozinha, plantas e aquários.

Qual a diferença entre inseticida e repelente? Os repelentes não matam os insetos?
R: Inseticidas:
- produtos que contêm substâncias com capacidade para matar os insetos, como por exemplo, a linha de inseticida Mortein aerossol.
Repelentes elétricos:
- produtos que contém as mesmas substâncias dos inseticidas, mas em concentrações bem menores, daí o fato de apenas repelirem (ou espantarem) os insetos presentes no ambiente. 

O que é um repelente de inseto?
R: Repelentes são produtos destinados a repelir os insetos indesejados, causando confusão no sistema neurológico deles e os impedindo de voarem. O ativo presente na formulação atua no sistema nervoso do inseto, fazendo com que ele fique confuso, assim não consegue voar e encontrar as pessoas para picá-las.

Como deve ser usado o aparelho elétrico?
R: Deve-se remover a tampa do refil, atarraxá-lo ao aparelho (sempre na vertical) e colocá-lo na tomada (de 110-240v). Mantenha uma porta ou janela aberta durante o funcionamento do produto para que os insetos possam sair. Evite correntes de ar que diminuam a eficiência do produto.

Como o aparelho elétrico funciona?
R: O aparelho esquenta o pavio presente no refil, com a temperatura mais alta o produto que contém o ativo repelente começa a evaporar através do pavio, gerando um leve vapor que afasta os insetos voadores.

Posso utilizar repelentes elétricos em quartos com crianças?
R: Sim, desde que as instruções de modo de uso sejam estritamente seguidas. Recomenda-se manter o repelente elétrico a uma distância mínima de 2 metros de qualquer pessoa quando estiver ligado. Não há contraindicações à recém-nascidos e lactentes, porém, recomendamos que não seja utilizado em quartos com crianças abaixo de 1 ano nem por mulheres grávidas, pois de forma genérica estes grupos não devem ser expostos a nenhuma substância química e não apenas a inseticidas.

O uso do ventilador interfere na ação dos repelentes elétricos?
R: Sim, dependendo de sua localização em relação ao aparelho elétrico, o ventilador pode expulsar o produto emanado antes que o mesmo faça o efeito esperado.

Posso utilizar o repelente elétrico com portas e janelas fechadas? E com ar-condicionado?
R: Não é recomendável. O produto deve ser utilizado sempre com janelas e portas entreabertas, para que o inseto possa fugir do ambiente.

Usei aparelho elétrico e continuo com mosquitos em casa. O que pode ser?
R: Cheque se o aparelho está na posição vertical, se o refil não está vazio, se o refil está bem atarraxado no aparelho. O produto é eficaz no cômodo em que está instalado, para eficácia em mais de um ambiente é necessário instalar um produto para cada cômodo.

Usei aparelho elétrico e vejo mosquitos na parede. Por quê?
R: Porque esse produto é um repelente, ele funciona deixando os insetos confusos e assim eles não conseguem voar e picar as pessoas, mas pode acontecer de ele pousar em algum lugar e ali ficar durante o funcionamento do produto.

Utilizei o produto Mortein na cozinha, posso consumir os alimentos que estavam no ambiente?
R: Todos os produtos fabricados e comercializados pela RB são registrados e aprovados pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA), atendendo a todos os requisitos de segurança definidos por este órgão para produtos de uso doméstico.
Embora seja muito pouco provável a ocorrência de manifestações clínicas em decorrência do consumo de alimentos presentes no ambiente no momento da aplicação do produto, recomendamos descartá-los, pois não há como garantir a segurança de seu consumo. O produto não foi desenvolvido para uso em alimentos.
Vale ressaltar que a embalagem de todos os produtos da marca Mortein trazem informações no item "Precauções" para não aplicar o produto sobre alimentos e utensílios de cozinha e também adverte para não beber ou comer durante a aplicação do produto.
Em caso de ingestão acidental, recomendamos procurar o Centro de Intoxicações ou Serviço de Saúde mais próximo.

Devo abrir a embalagem do Mortein Iscas Mata Ratos para o produto funcione?
R: Não. O próprio rato roerá a embalagem, que deve ser colocada em locais onde roedores vivem e transitam, junto a paredes e cantos escuros. O modo correto de uso é: não ultrapassar a distância de 1,5 metros entre as iscas, mantendo o local sempre limpo e longe de alimentos. As iscas devem ser colocadas fechadas em locais limpos e longe de outros alimentos. Devem ser dispostas em locais cobertos e longe de umidade.

O rato morre instantaneamente após a ingestão do Mortein Mata Ratos?
R:A morte ocorrerá de 5 a 7 dias após a ingestão doas iscas. Isto ocorrerá longe do local em que o rato comeu a isca.

O produto Mortein Barreira Ativa pode ser utilizado dentro de casa?
R: Sim, porém o produto foi especialmente desenvolvido para o perímetro externo das residências, formando uma barreira, evitando que os insetos entrem na residência. Pode ser que utilizado diretamente em baratas e formigas que estiverem dentro de casa.

Aonde posso utilizar o Mortein Barreira Ativa?
R: Mortein Barreira Ativa foi desenvolvido especialmente para uso em áreas externas, mata insetos rasteiros e formigas, fora de casa, antes que eles entrem.
Aplicar em superfícies como: molduras das janelas e portas, atrás de canos, sob as calhas, ao redor da casa, galpões, garagens, Ralos, latas de lixo, ninhos de formigas e onde mais os insetos geralmente se escondem.
Também pode ser utilizado diretamente em baratas e formigas que estiverem dentro de casa.

Mortein Neocid pode ser utilizado em crianças para matar piolho?
R: Não, pois Mortein Neocid não foi desenvolvido para utilização em seres humanos, ou até mesmo em animais domésticos.

Posso utilizar o Mortein Neocid para eliminar insetos?
R: Indicamos o uso do produto Mortein Neocid para eliminação de pulgas e formigas. Entretanto, se o lugar estiver com infestação, sugerimos procurar produtos específicos em Pet Shops.

Mortein Neocid - O produto deve agir por quanto tempo? A remoção se faz apenas com pano úmido?
R: Deve agir o tempo necessário para matar as formigas e pulgas, devendo ser reaplicado quando necessário.
Sim, a remoção se faz com um pano úmido, tomando o cuidado de lavar as mãos depois da aplicação e remoção do produto e evitar contato com a pele e mucosas. O produto não deve ser aplicado em animais de estimação.

Mortein pode ser utilizado em ambientes com recém-nascidos e gestantes?
R: Em princípio, não há contraindicações a recém-nascidos e lactentes, porém, não recomendamos que o produto seja utilizado em quartos com crianças abaixo de um ano nem por mulheres grávidas, pois de forma genérica estes grupos de pessoas não devem ser expostos a nenhuma substância química e não apenas a inseticidas e repelentes.

Mortein faz mal para crianças?
R: Não faz mal para crianças, desde que as instruções de modo de uso sejam estritamente seguidas. O produto deve ser aplicado no ambiente sem a presença de crianças. Recomendamos ventilar o ambiente por alguns minutos antes da permanência de crianças nesse local. Recomendamos também que o produto não seja utilizado em quartos com crianças menores de um ano, pois em geral estas não devem ser expostas a substâncias químicas, sendo ou não inseticidas.

Posso aplicar o produto Mortein em locais fechados com pessoas com problemas respiratórios?
R: O produto não deve ser aplicado em ambientes com circulação de pessoas com antecedentes de alergia, doenças respiratórias como asma e bronquite ou outras enfermidades.

Mortein pode ser utilizado em ambientes com gestantes?
R: Não há estudos demonstrando que estes produtos não possam ser utilizados em ambientes com crianças ou gestantes. Entretanto os próprios médicos não recomendam (por precaução) que mulheres grávidas e crianças com menos de um ano se exponham a qualquer produto químico sem prévia orientação médica.

Como deve ser usado o Aerossol?
R: Agite bem e depois aplique no ambiente: Pulverize o produto no ambiente em várias direções por 3 a 6 segundos, sempre na direção oposta ao rosto. Deixe agir por 20 minutos e ventile o cômodo. Também pode ser aplicado diretamente sobre os insetos. Mantenha pelo menos 30 cm de distância de móveis e superfícies de madeira.

Como o Aerossol funciona?
R: Esse produto é um aerossol, formado por um líquido onde está presente o ativo responsável por matar os insetos e um gás. O gás é responsável por pressurizar o produto e quando o aerossol é acionado através da tampa atuadora libera sprays contendo o produto.

Aonde devo apertar para sair o spray do produto Mortein Aerossol?
R: O botão que libera o spray possui um relevo, indicando onde a consumidora deve apertar. Tenha certeza de que a tampa está destravada.

Joguei o produto em cima dos mosquitos e eles não morrerão. Por quê? O que eu faço?
R: Eles podem não ter morrido no momento, mas morrerão após alguns segundos.