como matar formigas

Formigas são uma das pragas urbanas mais comuns. Por passarem por lugares sujos, como o lixo, esses insetos podem carregar bactérias, vírus e outros agentes patógenos em seu corpo. A partir disso, as formigas podem contaminar alimentos. Também é comum que a praga se aloje em eletrônicos, que apresentam temperatura ideal para sua procriação. Se a sua casa está infestada, é importante saber como matar formigas corretamente para se livrar desses insetos!

As formigas vivem em colônias, portanto, para exterminar a praga de maneira definitiva, é necessário atacar todo o grupo. Comece buscando os formigueiros, que podem estar no jardim, no quintal ou até mesmo em uma fresta na parede. Ofereça um pouco de açúcar ou mel às formigas e observe para onde elas retornam depois de comer: provavelmente é esse o local onde elas se abrigam.

Ataque o formigueiro com um inseticida aerossol. Aplique o produto sobre a colônia e, se possível, deixe o cômodo onde ela se encontra fechado por 15 minutos. Em seguida, abra todas as portas e janelas e deixe ventilar por alguns minutos antes de pessoas e animais domésticos transitarem no local.

Caso o formigueiro esteja localizado no jardim ou quintal, apare a grama antes de aplicar o inseticida. Assim, a ação do produto será maior.

 

CRIE UMA BARREIRA ATIVA

Proteger o entorno da casa também é uma maneira eficaz de evitar novas infestações de formigas. Utilize o inseticida barreira ativa ao redor de toda a casa, atrás de canos, em molduras de janelas e portas, em calhas e demais áreas onde os insetos possam se esconder. O efeito do produto dura em torno de três meses (utilizar de acordo com as instruções do rótulo). Após esse período, é necessário realizar uma nova aplicação. 

 

PREVINA-SE CONTRA NOVAS INFESTAÇÕES

Zelar pela limpeza da casa é fundamental para evitar uma nova infestação de formigas. Mantenha os lixeiros sempre tampados e limpe-os diariamente para evitar que os insetos se sintam atraídos por restos de alimentos.

Os alimentos devem ser armazenados em recipientes hermeticamente fechados, para que as formigas não tenham acesso a eles. E evite deixar louças sujas de um dia para o outro e, se derramar algum alimento no chão, procure limpar imediatamente.

A ração dos animais domésticos também deve estar protegida. Caso seja necessário deixá-la exposta por mais de uma hora, coloque um prato com água sob o comedouro. Esse cuidado dificulta o acesso das formigas ao alimento.

Você tem mais alguma dica para acabar com infestação de formigas? Compartilhe com a gente!

Compartilhar